Jornalista resgata histórias de São Miguel do Gostoso em livro com lançamento nesta terça

post imageFOTOS: Jack D’Emilia

“Latitude Cinco”, livro do jornalista potiguar Emanuel Neri, será lançado em Natal nesta terça-feira (4), às 19h, na Manimbu Livraria, Rua Açu, 666A – Tirol. Este é o segundo livro do autor – o primeiro, “Cabeças do Vento”, foi lançado há três anos.

O livro “Latitude Cinco” é mais uma obra com histórias de São Miguel do Gostoso, importante polo turístico localizado 100 km a norte de Natal. Desta vez, o fio condutor do livro é Leonardo Godoy, pioneiro do turismo local. Leonardo foi o fundador da Pousada do Gostoso, em 1990, primeiro estabelecimento hoteleiro da cidade.

Leonardo também criou o “latitude Cinco”, restaurante que marcou história e foi uma espécie de escola gastronômica para profissionais de São Miguel do Gostoso. A ousadia do “Latitude Cinco” levou o restaurante a conquistar, durante anos, estrelas do Guia 4 Rodas, na época a maior publicação turística e de gastronomia do país.

“Latitude Cinco” é também a coordenada geográfica de São Miguel do Gostoso em relação à linha do Equador. Quanto mais próximo desta linha, que passa no Norte do país, mais baixo é o número da latitude geográfica. Leonardo escolheu esta referência para dar o nome do seu restaurante, que também deu nome ao livro de Emanuel Neri.

O livro não é biográfico, mas usa as histórias de Leonardo para resgatar fatos pitorescos de São Miguel do Gostoso. “Latitude Cinco” também cria uma espécie de painel, com personagens locais e de “estrangeiros” (do país e de fora) que moraram em São Miguel do Gostoso, atraídos pela nova praia descoberta por Leonardo.

O autor, Emanuel Neri, nasceu em São Miguel do Gostoso, mas morou em São Paulo durante muitos anos, trabalhando em importantes veículos jornalísticos do país, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Veja. De volta à cidade natal, se emprenhou no resgate de histórias locais, como as retratadas em “Cabeças do vento” e agora em “Latitude 5”.

“Latitude 5” foi editado pela jornalista e escritora paulista Cristina Ramalho. O acabamento final do livro, inclusive diagramação e impressão, coube à Editora Unilivreira, de Natal, dirigida por Aluisio Azevedo.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Latitude Cinco”
Quando: dia 04 de fevereiro às 19h
Onde: Manimbu Livraria, Rua Açu, 666A – Tirol.

Papocultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *